quarta-feira, 29 de julho de 2009

História do Município de Paulista

O atual município de Paulista tem sua história iniciada em 1851, quando um rico proprietário local o Capitão – mor José Felix Machado, doou o terreno para seu patrimônio. Foi logo construído o primeiro marco neste local que foi a construção de uma capela feita de tijolos e pedras que ficou pronta no mesmo ano e foi oferecida a São José, tendo como vigário o Pe. João Gualberto. Após muitos anos essa capela chega a ser demolida em parte, pelo Pe. Vicente de Freitas. O que restou da capela foi aumentada, restaurada, e uma igreja foi o que resultou deste trabalho, a qual ainda hoje permanece com as formas e estruturas antigas.
Muito antes de sua fundação passaram por aqui homens ilustres de Pombal, como Oliveira Ledo e Arruda Câmara deixando, ambas, vestígios de uma povoação. Novos moradores foram chegando das mais diferentes regiões e logo se formou ali, uma povoação promissora e ordeira.
O desenvolvimento da comunidade foi rápido, e em 1924 pela Lei Nº 398 de 18 de março, Paulista foi elevado a categoria de Distrito.
Anos depois, mais precisamente em 1930, Paulista foi invadida por um grupo de cangaceiros sob o comando do Sr. José Pereira, os quais criminosamente incendiaram e destruíram casas comerciais, levando ouro, dinheiro e objetos de grande valia e alguns moradores. Na época era Sub-delegado o Sr. Vicente Carreiro de Almeida, que quase nada podia fazer para evitar tais acontecimentos, uma vez que a polícia não tinha recursos materiais e nem humanos para enfrentar tamanha desordem.
Em 1941, pela Lei Nº 520, de 31 de dezembro, Paulista teve seu nome mudado para Piranhas, devido o Rio que corta o município, em direção Oeste – Leste, entretanto os habitantes continuaram a chamar pelo nome inicial e em 1949, pelo decreto Lei Nº 318 de janeiro, voltou a ser o nome de Paulista, publicação pelo Diário Oficial do Estado.
Com ritmo do desenvolvimento, Paulista recebeu em 1951: Mercado Público, Correio e Luz graças aos esforços do Coronel Manoel Arruda de Assis, prefeito de Pombal, município a qual Paulista pertencia.

Evolução Política

Nas lutas pela Emancipação Política, dois nomes se destacaram: Cândido de Assis Queiroga e o Deputado Estadual Francisco Pereira Vieira. Foi grande a luta desta dupla para conseguirem o desmembramento de Paulista do Município de Pombal.
José Avelino de Queiroga, foi uma figura prestigiosa no Município de Paulista e o mesmo era genro de Cel.Cândido de assis. Chefiou a política local neste Município por muito tempo, sob o comando geral de seu primo Dr. José Ferreira de Queiroga , até o seu falecimento, deixando como sucessor político o seu filho o Sr. Cândido de Assis Queiroga, o qual foi o 1º Prefeito Constitucional deste município.
Em 1961, Paulista passou à cidade pela Lei Nº 2.666 de 22 de dezembro, publicada no Diário Oficial do Estado no dia 24 do mesmo mês e ano e sua instalação deu-se em 31 de dezembro do mesmo ano.
Foi nomeado como primeiro prefeito o Sr. Raimundo Barbosa de Almeida, por ato do Exmo. Sr. Governador do Estado, o Sr. Pedro Moreno Gondim, o qual tomou posse no mesmo dia e mês e a solenidade deu-se no Palácio da Redenção, em João Pessoa. Naquela oportunidade o Governador empossou outros Prefeitos e os exortava a fazerem uma administração de paz, trabalho e progressos. Paulista foi então desmembrada de Pombal a quem pertencia como Distrito.
Ao assumir a função de administrador do Município, o Prefeito Raimundo Barbosa de Almeida nomeou a sua equipe para o seu quadro de auxiliares, e teve o Sr. Derosse Barbosa de Almeida escolhido para a Secretaria Geral da Prefeitura.

Constitucionalização

Cândido Queiroga
Foi eleito como primeiro Prefeito constitucional deste Município o Sr. Cândido de Assis Queiroga, sua eleição se deu a 14 de novembro de 1962 juntamente com a Câmara dos Vereadores. Para a posse da nova equipe administrativa, compareceu a cidade de Paulista o Sr. Néo Trajano da Costa, Juiz da Comarca de Malta entre outras autoridades a qual empossou o prefeito o Sr. Cândido de Assis Queiroga e o Vice-prefeito o Sr. Otacílio Jerônimo dos Santos, e câmara dos vereadores. Após o momento de posse, a Câmara de Vereadores escolheu para sua presidência o Sr. Benedito Jerônimo dos Santos; para vice-presidência o Sr. Francisco Gomes Sobrinho; 1º Secretário Pedro Soares de Sousa; 2° Secretário Otávio Dutra de Almeida; Os outros vereadores empossados foram : Rivaldo Dantas de Sousa, Valdemar José de Sousa. O mandato foi até o ano de 1966. Continuou como secretário o Sr. Derosse Barbosa de Almeida.
Realizações em sua administração:
• Construção de 38 escolas rurais;
• Construção de estradas carroçáveis;
• Instalou linhas telefônicas;
• Reconstruiu e ampliou o cemitério municipal;
• Reconstruiu um cemitério em Mimoso;
• Reformou o Mercado Público e o Açougue Público;
• Reconstruiu o prédio para sede da Prefeitura com dependência para a Câmara Municipal;
• Construiu a instalação da rede de energia elétrica que liga Paulista a Jericó, com a finalidade de iluminação urbana e eletrificação rural.

Pedro Félix de Medeiros

Surge a campanha eleitoral municipal. A Aliança Renovadora Nacional (ARENA) apresenta o Sr. Pedro Félix de Medeiros para candidato do prefeito e o Sr. João Patroclo da Silveira (João Dedé) como vice-prefeito. O Movimento Democrático Brasileiro (MDB) por sua vez, apresenta o Sr. Onildo Marques Bezerra como candidato a prefeito e Pacífico de Medeiros como vice-prefeito venceu todavia, a (ARENA), por grande maioria o fez 4 vereadores. O MDB elegeu os vereadores Carmo da Cruz, José Pedro de Oliveira e Severino Linhares, nas eleições realizadas em 15 de novembro de 1966, tomando posse os eleitos, no dia 27 do mesmo mês, continuando como presidente da Câmara o Sr. Benedito Jerônimo dos Santos; os demais vereadores foram Silvrano Adonias Dantas (in memória), José Cristino da Silva, Francisco Gomes Sobrinho, Severino Linhares da Silva, Carmo da Cruz e José Pedro de Oliveira. Continuando como secretário o Sr. Derosse Barbosa de Almeida, até 1970.

Realizações em sua administração
• Construiu o serviço telefônico;
• Instalou mais aparelhos telefônicos;
• Construiu um parque infantil;
• Construiu a ponte do Riacho da Caiçara;
• Construiu a maternidade Yayá Queiroga;
• Fez aquisição de doze reprodutores bovinos puros, destinado a empréstimos aos criadores do município.

Cândido de Assis Queiroga

Em 1970, assumiu mais uma vez a prefeitura Municipal o Sr. Cândido de Assis Queiroga, porém não completou seu mandato, falecido vítima de um acidente automobilístico quando se deslocava para a capital do Estado em 18 de julho de 1971, assumiu então o seu vice-prefeito Raimundo Barbosa de Almeida, que administrou até 1973.
Fizeram parte do poder Legislativo da administração os Senhores Raimundo Dantas de Sousa Presidente, Afonso Ferreira de Assis, José Jerônimo Sobrinho, João Cosmo, Severino Cândido da Silva, Bonifácio Arruda e Francisco Gomes Sobrinho.

Pedro Félix de Medeiros

Em 1973, exerceu o cargo de prefeito municipal mais uma vez, o Sr. Pedro Félix de Medeiros, que teve como vice-presidente, o Sr. Bonifácio Arruda.
Fizeram parte do poder Legislativo desta administração os senhores Francisco Gomes Sobrinho Presidente, Evilásio Bezerra de Medeiros, Geraldo Pereira de Farias, Francisco Pedro de Oliveira, Manuel Jerônimo dos Santos, Raimundo Dantas de Sousa, Afonso Pereira de Assis, os quais administraram este município até 1977.

Derosse Barbosa de Almeida

Em 1977, assumiu o cargo de prefeito municipal, o Sr. Derosse Barbosa de Almeida, que teve como vice-presidente o Sr. Afonso Ferreira de Assis. Prefeito esse, que além dos quatro anos de administração, teve uma prorrogação de mandato até 1983. Foi escolhido como secretário desta administração o Sr. Ramiro Soares de Almeida. Fizeram parte do poder legislativo os Srs. José Alves da Silva, Maria Aparecida Dantas, Vicente Alves da Silva, Bossuet Nóbrega da Silva, Geraldo Pereira de Farias, Carmo da Cruz e José Evaristo de Medeiros.

Realizações em sua administração
• Novas instalações da Câmara Municipal;
• Construção de Grupos escolares;
• Centro de Educação Municipal;
• Construção do mini posto de saúde no distrito de Mimoso;
• Maternidade Yayá Queiroga sendo ampliada;
• Construção do mini posto de saúde do distrito de Ipueiras;
• Continuando sua administração o prefeito implantou extensões da rede elétrica em ruas da cidade, além de ter eletrificado o distrito de Mimoso.
Perfurou poços artesianos em Cachoeira, Ipueiras e povoado do Mimoso, inclusive com reservatório d’água.
Também construiu uma caixa d’água na cidade para ser implantado os serviços de abastecimento d’água.
Implantou ainda regular quantidade de calçamentos beneficiando as ruas da cidade.
Canalizou ainda esforços junto às autoridades competentes para instalação de agência dos Correios, Banorte e Brevemente transformações do posto avançado do Banco do Brasil em agência.

Sabiniano Fernandes de Medeiros

Em 1983, assumiu o cargo de prefeito do município o Sr. Sabiniano Fernandes de Medeiros, tendo como vice-prefeito o Sr. Francisco Pedro de Oliveira. Foi escolhido como secretário geral da administração o Sr. Jurandir de França Dantas e o poder Legislativo foi composto pelos vereadores: Geraldo Pereira de Farias, presidente, Francisco Ferreira de Araújo vice-presidente, Manuel Pedro de Oliveira, Maria Aparecida Dantas, Vicente Alves da Silva e José Alves da Silva.

Realizações de sua administração
• Matadouro Público;
• Prédio da atual Prefeitura e Câmara Municipal;
• Posto Municipal de Saúde;

Dr. Abinete Vieira de Almeida

Em 1º de janeiro de 1989 foi empossado prefeito o Sr. Abinete Vieira de Almeida e o vice-prefeito Severino Moura de Lima, administrando até o ano de 1992. Foram também empossados os Vereadores eleitos nos seguintes cagos: Geraldo Pereira Farias presidente da Câmara Municipal, Josefina Saldanha Veras vice-presidente, os outros vereadores: Margarida Dantas de Oliveira 1ª secretária, João Rodrigues Sobrinho 2º secretário, João Ferreira de Sousa Líder, José Alves da Silva, Francisco Ferreira de Araújo, Otacílio José de Freitas e Galvão Monteiro de Araújo.

Realizações de sua administração

• Praça João Patroclo da Silveira;
• Construção de 12 casas populares;
• Construção de 15 açudes médios;
• Saneamento da cidade;
• Calçamento de 20.000 m nas principais ruas da cidade;
• Distribuiu 15 kits de motores bomba com os pequenos produtores do município;
• Implantou o sistema de DDD e instalou postos com ramais no município.

Jurandir de França Dantas

Em 1993, no paço da Câmara Municipal, foram empossados todos os eleitos na eleição de 15 de novembro do ano anterior, como sendo Jurandir de França Dantas prefeito, Francisco Pedro de Oliveira vice-presidente, Josefina Saldanha Veras - presidente da Câmara , e mais os vereadores João Ferreira de Sousa, João Ferreira da Silva, Joaquim Alves Pereira, Francisco de Assis Silva, Manoel Pedro de Oliveira, Galvão Monteiro de Araújo, Otacílio José de Freitas, Severino Pereira Júnior, Raimundo José da Silva e Evandilson Monteiro de Araújo.
Realizações de sua administração:
• Eletrificação rural;
• Construiu duas pequenas praças na cidade;
• Construiu uma praça no Distrito de Mimoso;
• Construiu açudes onde o maior é da comunidade Várzea da Serra;
• Emplacamento na cidade;
• Abastecimento de água no sítio Sanharão;
• Rede de esgoto na cidade;


Dr. Abinete Vieira de Almeida

Em primeiro de janeiro de 1997, foram empossados todos os eleitos da eleição de 3 de outubro do ano anterior, com mandato até 31 de dezembro de 2000, tendo como prefeito Dr. Abinete Vieira de Almeida; vice-prefreito a Sra. Josefina Saldanha Veras; como presidente da Câmara durante o primeiro Biênio o Sr. Evandilson Monteiro de Farias, para o segundo Biênio a Sra. Ana Dantas de Assis Ferreira e os demais vereadores que foram a Câmara municipal desta cidade: Francisco das Chagas Wanderley, Raimundo José da Silva, Possidônio Fernandes de Oliveira Filho, Galvão Monteiro de Araújo, Damião de Medeiros Marques, Francisco de Assis Ferreira de Araújo, Francisco de Assis Pereira da Silva, Francisco Pedro de Oliveira Filho, Maria Aparecida Dantas, Fernando Antonio Bezerra de Medeiros e Max Robério dos Santos Barbosa.
Realizações de sua administração
• Concurso Público nos anos de 1997 e 1999 para educação, saúde, administração, auxiliares e motoristas;
• Construção de esgotamento sanitário;
• Eletrificação da zona rural;
• Recuperação e expansão de eletrificação da zona urbana (Convênio Saelpa);
• Recuperação de 112 casas na zona urbana;
• Construção de 52 privadas nos sítios Malhada da Pedra e André;
• Construção de 2000 metros de calçamentos;
• Recuperação de 20 escolas em diversas comunidades rurais;
• Construção de uma escola no sítio Talismã;
• Construção de anexo da escola “Otacílio Tomé”, sítio André;
• Reabertura da escola “José Jerônimo Neto” na zona urbana;
• Criação e instalação da escola de informática, destinada a alunos e professores do ensino fundamental;
• Construção de lavanderia no sítio Maravilha;
• Abastecimento d’água singelo na Ipueira;
• Instalação de 2 desalinizadores em Ipueira e Maravilha;
• Distribuição de Kits escolares;
• Merenda escolar;
• Aquisição de uma Fiurine obstinada a supervisão do Ensino Fundamental;
• Aquisição de 2 Topic para transporte de estudantes do ensino Fundamental;
• Restauração do mini posto de saúde;
• Implantação da Farmácia Básica;
• Reforma do Posto de Saúde.



Sabiniano Fernandes de Medeiros


Nas eleições de 2000, Sabiniano Fernandes de Medeiros volta ao cargo de prefeito desta cidade tendo como vice-prefeito o senhor Severino Dantas.O mesmo tem dado continuidade ao desenvolvimento desta cidade.O mesmo foi reeleito em 2004 e está dando continuidade ao seu mandato ao lado do mesmo vice Severino Dantas até os dias de hoje.Neste mandato, o prefeito comprou a escola Cândido de Assis Queiroga e o hospitale maternidade Yaya Queiroga que pertenciam a paróquia trazendo inúmeros benefícios para a população que a muitos anos tinha que se dirigir para outras localidades em busca de saúde e educação.

Anexos







Entrada da cidade Praça da Matriz de São José


Prefeitura Municipal



Hospital Emerentina Dantas



Escola Municipal Cândido de Assis Queiroga e Escola Estadual Francisco de Sá Cavalcante



Fábrica da cachaça Sertaneja Vegetação Nativa do sertão




Plantações de Feijão e Banana, agricultura local






Pecuária local


Rio Piranhas, nossa maior riqueza


Construções mais antigas da cidade

Procissão de São José, principal festa religiosa da cidade.






Artefatos Arqueológicos encontrados na zona rural da cidade

PERSONARGENS ILUSTRES


A cidade de Paulista já teve grandes nomes em sua história política, cultural e principalmente religiosa, onde destaca-se o Padre Sólon Dantas de França,vigário desta cidade por 38 anos, infelizmente nos deixou a pouco tempo, natural desta cidade logo que ordenou-se se tornou um símbolo de respeito e competência em tudo o que fazia por sua paróquia e por todos a quem o recorresse em caso de necessidade,aos poucos tornou-se um líder religioso e político da região,carregando consigo uma grande maioria de fieis e eleitores dispostos a apóia-lo em tudo o que fosse preciso,e assim permaneceu ate o momento em que sua saúde o impossibilitou de continuar fazendo o que gostava de fazer,que era acima de tudo ajudar ao próximo.
A este ser tão especial dedico todo o meu carinho e respeito assim como o meu trabalho de conclusão do curso, pois sei que sem ele muito do que aprendi sobre minha cidade jamais teria havido sem sua mão protetora e acolhedora, obrigado por tudo que fizeste por minha família e por tantas outras dessa terra que tanto te ama e sente sua falta.









Rio Piranhas cheio

Aves nativas

O nascer e o por do sol em nossa cidade é lindo


Paulista do alto

Bela vista a da prefeitura


Bela entrada

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS




SOUSA, Antonio José de. Apanhados Históricos Geográficos e geológicos do Grande Pombal. 1971.

- Arquivos pessoais
- Registros Históricos da Secretaria Municipal de Educação
- Arquivos da EMATER local.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

O 3 encontro do Projovem -Adolescente 23/07/09 teve como texto Desempregado, sim, desocupado,não.
Foi trabalhado esse texto sobre vários aspectos diferenciando trabalho x emprego nas diversas maneiras presentes no texto.As opiniões dos protagonistas foram levantadas em forma de debate visando trazer para a realidade social em que vivem.
DESEMPREGADO, SIM, DESOCUPADO, NÃO

A iniciativa pode criar ocupações produtivas quando o mercado formal se fecha.
Iara Biderman

Para quem ainda acha que ter trabalho é ter emprego, a explicação de Verônica Sá, 18 anos, é curta e clara: “Trabalho é tentar se organizar de forma criativa para atuar economicamente na sociedade”. Com isso, ela demonstra que há pelo menos uma parte da juventude brasileira que não é apenas produto (ou vítima) da era do “fim do emprego”.Jovens como Verônica também consideram-se agentes, com direito de optar e criar novas formas de trabalho, nas quais a atividade profissional também proporcione conhecimento e prazer. Parece discurso de quem tem ótimas condições econômicas e, teoricamente, não são pressionados pela necessidade de ganhar dinheiro. Mas, para a socióloga Lívia de Tommasi, coordenadora do projeto Rede de Juventude, que atua no Nordeste do Brasil, a separação entre trabalho e emprego e a visão de que trabalho deve proporcionar prazer é comum aos jovens de todas as camadas sociais, mesmo as mais pobres. “Eles querem trabalho, sim, não só por causa da necessidade do dinheiro, mas também para crescimento pessoal. Quando peço para que definam trabalho com uma palavra, um adjetivo, o que ouço muito é ‘prazer’, ‘satisfação’, ‘compromisso’.”

Por que a gente tem de trabalhar?
Muita gente acha que é para ter uma participação ativa na sociedade. E acredita nos princípios do trabalho solidário como uma nova forma de participar, de intervir no meio em que vivemos, na comunidade.É o que Verônica Sá pensa e faz: no grupo Conexão Solidária, do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia, ela aplica os seus princípios.Estudante de relações públicas, acha que a faculdade que cursa está muito voltada para a área empresarial, e procura, em seu trabalho, romper com as barreiras.
“Por que a gente tem de trabalhar? Para ter uma participação economicamente ativa na sociedade. O trabalho solidário é uma nova forma de participar”, diz.
Para Verônica, o Conexão é um espaço onde ela pode fazer o que gosta, da maneira que acredita ser a melhor. Esse prazer no que faz a ajuda a encarar horários extras aos sábados, domingos, às vezes, noite adentro. “Meu trabalho e minha vida pessoal estão misturadíssimos, não sei onde começa um e termina o outro”, diz. Essa mistura é típica dos jovens que podem estar desempregados, mas nunca desocupados.

Operário da criação
Conciliar períodos de muito trabalho com épocas de quase nada também é comum. “Meu trabalho é prazeroso, mas há momentos em que me sinto um operário, tenho de criar e produzir direto. Mas também, quando quero, fico em casa. 0 emprego formal me impediria isso”, diz o artista plástico Roberto Carlos Pereira, o Bessa, de 25 anos, que tem um ateliê de bonecos na cidade de Olinda, em Pernambuco.Bessa conta que tirou sua carteira de trabalho aos 16 anos, mas nunca a usou. “Só entraria em um emprego se fosse algo em que acreditasse.”E se não for artista?
Nem todo mundo vai ser artista, nem este pode ser o único caminho. Porém, um misto de trabalho solidário, criativo e de qualidade pode ser um ótimo caminho. O coletivo Êxitos D'Rua, de Recife, por exemplo,aproveita o talento dos jovens para criar oportunidades de trabalho. Utiliza técnicas de grafitagem, por exemplo, para produzir camisetas, capas de CD, ou para anunciar shows. Com isso, seus jovens e criativos trabalhadores também podem manter uma loja solidária, onde cada um coloca os seus produtos de forma que todos possam comprá-los.

domingo, 19 de julho de 2009

A 2 oficina de Formação Tecnico Geral-FTG relata uma fábula sobre o trabalho.

As principais expectativas sobre o trabalho de acordo com a fábula "A cigarra e a formiga" sobre o ponto de vista do trabalho está na relação de trabalhara em equipe/individual ,o trabalho fisico /intectual o sofrimento/prazer nos trabalhos realizados em diferentes ocupações do trabalho.
As necessidades do trabalho para sobrevivência e para satisfação social;o trabalho com o sentido social cujos resultado são compartilhados com outras pessoas.
A principal moral da fábula da "cigarra é a formiga" é o fato de existir pessoas que só leva o tempo em trabalhar pensando no dia de amanhã(Formiga),enquanto a cigarra só pensava no dia de hoje não tinha nemhum objetivo só se preocupava com o hoje.
O primeiro encontro do Projovem-Adolescente Serviço Socioeducativo busca promover uma explicação de todo o conteúdo que será abordado nesse percurso o que é trabalho, emprego as expectativas profissionais o conhecimento sobre os direitos do trabalhador.
Ocorreu um debate sobre o curta-metragem(DADÁ) que abordava as perspectativas de trabalho, emprego é gravidez precosse.
O Projovem - Adolescente Serviço SocioEducativo que realiza-se-á nas quintas- feiras na Casa da Família(CRASS) em Paulista-PB.
Dispoem de oficinas com o coletivo do projovem para a Formação Técnico Geral-FTG.

Fundamentos da FTG:
Princípios e valores, como autonomia e solidariedade, que concorrem para o pleno exercício da cidadania e dos direitos humanos, para o desenvolvimento da autoestima, da convivência e para o fortalecimento do protagonismo e da responsabilidade.
nConhecimentos sobre técnica, tecnologia e organização do trabalho e da produção que auxiliam os jovens a projetar seu futuro com participação social e realização pessoal.

Capacidades transversais: a partir de uma visão integrada dos jovens, desenvolvimento sistemático e consciente de capacidades que transversam o mundo do trabalho e o mundo escolar – aí incluídas capacidades matemáticas – necessárias para planejar, preparar, realizar e avaliar atividades de trabalho.
O objetivo central é compreender: O que é trabalho ampliando seu entendimento sobre o mercado de trabalho; Familiarizar-se o a linguagem digital; Desenvolver diversas formas de comunicação; Refletir sobre as expectativas profissionais.