sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A LINGUAGEM DA MATEMÁTICA, O TRABALHO E A ARTE

DINÂMICA : A LINGUAGEM DA MATEMÁTICA, O TRABALHO E A ARTE.

Conceitos matématicos envolvidos na arte: A Matemática também descreve e estabelece relação com o espaço, e tem uma íntima ligação com a arte. Portanto, arte e matemática são duas formas de conhecimento que se desenvolvem paralelamente e podem nos retratar muito da história do homem no mundo do trabalho.

Vocês podem destacar, por exemplo, conceitos como geometria, espaço, perspectiva, simetria , ordem harmonia ?

ARTE E MATEMÁTICA

Há matemática na arte?

E de que forma a arte se utiliza da matemática?

Será que a matemática é uma arte?

Uma breve trajetória desde a Pré-História

“O homem fez arte usando matemática, e construiu matemática observando as artes”. (Barco, 2005)
Arte e Matemática não estão totalmente separadas como pensamos. São duas formas de conhecimento que se desenvolvem paralelamente e podem nos retratar muito da história do homem.
A história é tão antiga quanto o homem. E o homem elaborou a sua história, na arte.
Alguns artistas enfatizavam bastante essa relação entre arte e matemática, dentre eles se destaca Escher, que parte de figuras rigorosamente geométricas como retângulos, triângulos, ou quadrados e consegue ir metamorfoseando essas figuras de
modo gradual até transformá-las em seres vivos como peixes, aves e até humanos.
A matemática sempre foi relativamente ligada à arte. Em reflexões
Vantongerloo apud Sá (2005, p.10) nos diz: “Não há necessidade de expressar a arte em termos de natureza, a arte pode perfeitamente ser expressa em termos da geometria e das ciências exatas”. Era a procura de transferir equações matemáticas em formas visuais, uma arte matemática.
De acordo com a trajetória da arte e da matemática acima relacionados, verificamos suas conexões. Notando assim que o estudo das duas respectivas disciplinas de forma integrada uma tinha lugar a arte e o espírito matemático.

::A MATEMÁTICA ATRAVÉS DA ARTE::
A Matemática tem uma íntima ligação com a Arte. As obras de Maurits Cornelis Escher são um exemplo. As gravuras de Escher estão cheias de surpresas conceituais que vivem no limiar da realidade, entre o verossímil e o inverossímil, o possível e o impossível, e cuja chave é a Matemática.
Historicamente, Escher foi primeiramente apreciado e aceito pelos matemáticos e cientistas e só posteriormente admirado como artista. Uma das principais contribuições da obra deste artista está em sua capacidade de gerar imagens com impressionantes efeitos de ilusões de óptica, com notável qualidade técnica e estética, tudo isto, respeitando as regras geométricas do desenho e da perspectiva.
Escher parte de figuras rigorosamente geométricas como retângulos, triângulos ou quadrados e consegue ir metamorfoseando essas figuras de modo gradual.

A MORAL DESTE ENCONTRO É PROPORCIONAR UM CONHECIMENTO DA MATEMÁTICA DENTRO DA ARTE A RELAÇÃO DA MATEMÁTICA NAS DIVERSAS OBRAS DE ARTE PRESENTE NO MATERIAL EXPOSTO. QUE TODOS CONSIGAM IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS MATEMÁTICOS ALI PRESENTES. TENDO UM DEBATE COMO A ARTE SE UTILIZAR DA MATEMÁTICA NO SEU DIA-A-DIA; SERÁ QUE A MATEMÁTICA É UMA ARTE?, VISUALIZAR SE HÁ MATEMÁTICA NA ARTE?

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